Cassandra Case
Essay by people • June 16, 2011 • Essay • 376 Words (2 Pages) • 1,552 Views
Cassandra - Profecias de morte
no Agamémnon de Ésquilo
Reina Marisol Troca Pereira
Departamento de Letras
Universidade da Beira Interior
rmtp@ubi.pt
A fortuna é a mais imprevisível das coisas.
Uma das figuras mitológicas mais intrigantes, multifacetadas e de personalidade mais vincada é, sem dúvida, Cassandra. De princesa a escrava, pretendida por um dos mais belos deuses, desejada por honrosos guerreiros e chacinada como mera concubina, o percurso da Troiana reveste-se de propensões dramáticas de cariz hollywoodesco, embora os reveses da Fortuna lhe tivessem reservado um percurso inverso ao das cinderelas que povoam o imaginário actual.
O seu antropónimo , frequentemente interpretado como se tratando daquela que enreda os homens, poderá igualmente relacionar-se com o lexema helénico kassa (cortesã), o que, porventura, constituirá um elemento indiciador da sua condição.
De facto, a vida íntima da que também responde pelo nome de Alexandra, encontra-se envolta num carácter de tragicidade extrema e extensiva aos domínios familiar e político-social. São variegados os mitos relacionados com esta personagem feminina, de descendência troiana, filha de Príamo e da sua segunda esposa, Hécuba, como atesta Gaius Iulius Hyginus (Fabulae: 128):
"Cassandra Priami et Hecubae filia in Apollinis fano ludendo lassa obdormisse dicitur; quam Apollo cum uellet comprimere, corporis copiam non fecit. Ob quam rem Apollo fecit, ut, cum uera uaticinaretur, fidem non haberet."
Por ocasião do nascimento de Cassandra e do seu irmão gémeo, Heleno, realizaram-se celebrações festivas nas imediações do templo de Apolo Timbreu, localizado a alguma distância de Tróia. Em virtude da azáfama e do festim que acompanharam o evento em questão, a família real troiana abandonou o local, obliterando, todavia, os seus jovens rebentos.
Logo que tomaram consciência da terrível falta, os progenitores prontamente regressaram ao local. Eis senão quando se depararam com duas serpentes de Apolo que rodeavam e lambiam os órgãos sensitivos dos recém-nascidos. Sobressaltados pelos gritos parentais, os répteis fugiram, rumo ao bosque de loureiros, situado nas proximidades. De imediato, no trajecto de retorno, manifestaram-se indícios da mais-valia profética de Cassandra.
Já em Tróia, Hécuba e Príamo verificaram, com o decorrer do tempo, que os gémeos revelavam possuir o dom da profecia , normalmente associado à virgindade e característico das divindades descendentes da Terra. Heleno, no entanto, distinguia-se de Cassandra, na medida em que divulgava as suas profecias através da interpretação de sinais exteriores.
...
...